Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF)

Como acontece em muitas doenças autoimunes, a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) é cinco vezes mais comum em mulheres do que em homens. 

Ela pode ocorrer em associação com outra doença autoimune: cerca de 10% a 15% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico também têm SAF. Quando surge de forma isolada, sem outra doença auto-imune associada, ela é classificada como SAF primária.

Até um quarto de todas as mulheres com dois ou mais abortos espontâneos podem ter SAF, enquanto 20% dos eventos de trombose venosa profunda, eventos de embolia pulmonar e amputações também foram atribuídos à doença.

A SAF pode ser apontada como um dos fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM), trombose venosa profunda (TVP), tromboembolia pulmonar (TEP) e morbidade e mortalidade na gravidez.

A presença de anticorpos antifosfolipídios pode aumentar o risco de desenvolver trombose (coágulo) em uma veia ou artéria. Sem tratamento, os pacientes costumam apresentar coágulos e de forma repetida. O fluxo sanguíneo e a função de órgãos importantes podem ser afetados, dependendo de onde o coágulo está localizado.

Muitos órgãos são suscetíveis a lesões por coágulos sanguíneos. Um coágulo que se forma ou bloqueia uma artéria pode prejudicar o fluxo sanguíneo para o cérebro, por exemplo, causando problemas que variam de sintomas neurológicos breves e reversíveis a um derrame que causa dano cerebral permanente. O fluxo sanguíneo prejudicado para o rim pode causar problemas que variam de disfunção renal leve a insuficiência renal.

Coágulos em veias grandes podem causar dor e inchaço do membro afetado. Isso é conhecido como trombose venosa profunda (TVP). As pernas são mais frequentemente afetadas, mas os braços ou outros sítios mais raros podem, ocasionalmente, ser envolvidos. Além da dor e do inchaço que esses coágulos sanguíneos causam, há também o risco de um grande coágulo se soltar e viajar pelo coração até os vasos sanguíneos dos pulmões, onde pode bloquear o fluxo sanguíneo. Um coágulo que viaja é chamado de êmbolo; uma embolia no pulmão é chamada de embolia pulmonar. Se um grande vaso pulmonar for bloqueado devido a uma embolia pulmonar, o indivíduo pode sentir dor no peito, dificuldade para respirar e, às vezes, tosse com sangue. Coágulos muito grandes podem causar desmaios ou até a morte.

dramirnacalazan

Other posts

Leave a Reply