Coronavírus

O que eu devo saber sobre o novo vírus?

Os coronavírus são importantes patógenos que acometem humanos e animais. No final de 2019, um novo coronavírus foi identificado como a causa de um aglomerado de casos de pneumonia em Wuhan, uma cidade da China. Os casos rapidamente se espalharam, causando uma epidemia no país e, em seguida, levando a um aumento do número de casos em outras localidades pelos continentes. 

Em fevereiro de 2020 a doença foi designada pela Organização Mundial de Saúde como COVID-19 (que significa Doença Coronavírus 2019).  O vírus que causa a COVID-19 é conhecido como Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2).

A compreensão e aprendizado em torno da COVID-19 ainda estão em evolução, inclusive em relação às formas de transmissão do vírus. As investigações epidemiológicas realizadas no início do surto da doença em Wuhan  identificaram uma associação inicial com um mercado de produtos do mar, que vendia animais vivos. A maioria dos primeiros pacientes infectados trabalhavam ou visitaram esse mercado, que logo foi fechado para desinfecção. No entanto, com a evolução do surto, a disseminação pessoa-a-pessoa, como acontece na gripe, se tornou o principal meio de transmissão.

A transmissão pessoa-a-pessoa ocorre quando alguém com o vírus tosse ou espirra perto de outra pessoa ainda não contaminada. É bem provável que a transmissão também aconteça quando alguém toca em uma superfície contendo o vírus e depois coloca as mãos no nariz, olhos ou boca.

A doença COVID-19 começou na China, mas a sua disseminação tem sido rápida, e existem casos em muitos outros países. A maioria das pessoas contraiu a infecção durante uma viagem e depois retornou para o seu país e, com o tempo, a infecção tem se espalhado com o contato entre as pessoas dentro daquela mesma localidade. Por conta conta disso, existem surtos em vários países pelo mundo.

Até onde sabemos, parece que a COVID-19 é transmitida mais facilmente quando a pessoa infectada está com sintomas. Mas também é provável que a transmissão ocorra mesmo se o indivíduo não apresentar sintomas, mas ainda não sabemos quais são as chances disso acontecer.

E quais são os sintomas do COVID-19?

Geralmente os sintomas começam poucos dias após a pessoa ser infectada pelo vírus, mas em alguns indivíduos eles podem demorar um pouco mais para surgirem. Os sintomas incluem: febre, tosse, cansaço, dificuldades para respirar e dor muscular.

A maioria dos pacientes tem apenas sintomas leves. E algumas pessoas podem permanecer sem sintomas nenhum, mesmo infectadas. No entanto, em alguns indivíduos a COVID-19 pode evoluir com pneumonia e um quadro mais grave, e geralmente isso acontece em pessoas mais idosas ou que já têm outros problemas de saúde. É bem mais raro uma criança com COVID -19 apresentar sintomas graves.

Quando devo procurar atendimento médico?

Se você apresentar febre, tosse, dificuldade para respirar e possa ter tido contato com pessoas infectadas pelo vírus, entre em contato com o seu médico. Se os seus sintomas são leves, antes de procurar um hospital ligue para o seu médico. Se ele achar que você deve ir ao hospital ou procurá-lo para ser avaliado pessoalmente, você deve colocar uma máscara na face e comunicar aos atendentes ao ser recepcionado, para que eles possam colocá-lo em um local afastado de outras pessoas até ser atendido.

Mas se seus sintomas foram graves, você precisa procurar imediatamente o hospital. Também avise ao seu médico para que ele prepare os profissionais que vão atende-lo e esses vão preparar o local para recebe-lo com segurança.

Você pode ter tido contato com o vírus se:
– Você teve contato próximo (distância menor do que, aproximadamente, 1 metro) com alguém contaminado pelo vírus.

–  Você mora ou viajou para uma área com muitos casos diagnosticados de COVID-19. O website www.cdc.gov/ coronavirus/2019-http://www.cdc.gov/ coronavirus/2019-ncov/travelers/index.htlmncov/travelers/index.htlm fornece informações sobre as áreas acometidas pela doença.

–  Você esteve em um evento ou em uma localização onde foram confirmados casos de COVID-19. Por exemplo, se várias pessoas ficaram doentes depois de um encontro específico ou no seu trabalho, é provável que você tenha entrado em contato com o vírus.

Se o seu médico suspeitar que você tem a COVID-19, ele poderá pedir exames específicos para testar a infecção pelo SARS-CoV-2, além de outros para avaliar o seu estado de saúde, como por exemplo, um Rx ou tomografia computadorizada de tórax.

Como a COVID-19 é tratada?

A maioria das pessoas com a COVID-19 tem uma doença leve e pode permanecer em casa em repouso até a melhora do quadro. Se você teve diagnóstico de COVID-19 é importante que você fique em casa e não vá ao colégio, trabalho ou compromissos com outras pessoas até que o seu médico diga que você pode retornar em segurança.

Se você apresentar uma doença mais grave, é possível que você precise ficar internado no hospital, possivelmente em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em uma área de isolamento. Apenas a equipe de saúde, composta pelos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, principalmente, terão acesso ao seu quarto, e eles deverão usar vestimentas próprias, luvas e máscaras de proteção.

Não existe um tratamento específico para a COVID-19, mas no hospital você será monitorado pela equipe de saúde, que será capaz de lhe dar suporte para respirar melhor, deixando você o mais confortável possível.

A COVID-19 pode ser prevenida?

Alguns hábitos podem ser adquiridos para que você diminua o risco de ser contaminado pelo vírus. Todos devem seguir essas orientações, em especial as pessoas com mais de 65 anos ou com outros problemas de saúde.

– Lave as suas mãos com sabão e água frequentemente, principalmente após frequentar um ambiente público e tocar outras pessoas e superfícies. Esfregue as suas mãos uma na outra, com sabão, por pelo menos 20 segundos (as crianças podem cantar duas vezes o “parabéns para você”) e incluindo a área entre os dedos, as unhas e os punhos. Enxágüe e seque as mãos com uma toalha de papel descartável.


– Se não for possível lavar as mãos, use o álcool em gel, de preferência com pelo menos 60% de álcool (por exemplo, álcool gel 70%). Mas não se esqueça que lavar as mãos é sempre melhor do que usar o álcool gel.

– Evite tocar o seu rosto com as suas mãos, principalmente boca, nariz e olhos.

– Evite apertos de mãos e abraços como cumprimento.


– Tente manter distância (pelo menos 1 metro) de pessoas que apresentem qualquer sintoma de infecção.


– Se possível, evite multidões. Se você vive em uma área onde existem casos de COVID-19, só saia de casa se houver necessidade. Cancele ou adie eventos pontuais em locais fechados com mais de 100 pessoas.


– Se você tiver o diagnóstico de doença crônica, peça ao seu médico receitas de remédios com maior validade para diminuir a necessidade de ida aos postos de saúde, clínicas e consultórios.


– Evite viajar para países onde foram diagnosticados muitos casos de COVID-19.


Se você não estiver com a doença, não há necessidade de usar máscara, a não ser que você esteja cuidando de alguém com a COVID-19 ou com a suspeita da doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que todo viajante internacional que retornar ao país deve permanecer em isolamento domiciliar. A orientação é a permanência por sete dias em casa e em isolamento, e atentar para os sintomas da Covid-19, a doença provocada pelo Sars-Cov-2. Se surgir febre em conjunto com sintomas respiratórios (como tosse e falta de ar), o indivíduo deve procurar um hospital. Por outro lado, sinais leves e isolados, como coriza, só pedem uma ligação para o número 136, onde profissionais darão orientações específicas sem expor a pessoa a um ambiente com maior circulação de patógenos. O cancelamento ou adiamento de grandes eventos também foi recomendado. Uma alternativa será realizá-las sem público.

O Ministério da Saúde ainda focou especificamente nos cruzeiros, mandando que eles sejam postergados. Essa é a única determinação obrigatória para todo o Brasil.


Se alguém na sua casa foi diagnosticado com COVID-19, você pode tomar algumas medidas para se proteger:
– Mantenha a pessoa doente afastadas dos demais da casa, de preferência em um quarto e banheiro separados.


– Use máscara. A pessoa doente também deve usar a máscara quando estiver no mesmo ambiente das outras pessoas da casa.

– Tenha cuidado redobrado com os fluidos corporais da pessoa doente. Se você precisar entrar em contato com o sangue, muco ou outro fluidos corporais da pessoa doente, use roupa adequada (descartável), luvas e máscara. Se qualquer um desses fluidos entrar em contato com a sua pele, lave-a imediatamente com sabão.


– Atenção à higiene. Limpe frequentemente os objetos que são tocados e manuseados o tempo todo e por muitas pessoas, como balcões, mesas de cabeceira, maçanetas, computadores, telefones e as superfícies de banheiros. Alguns produtos funcionam para eliminar bactérias, mas não vírus, por isso preste atenção às etiquetas dos produtos.

– Lave as suas mãos frequentemente com água e sabão.


Até esse momento não há vacina para a prevenção da COVID-19.

Como eu devo me preparar para um possível surto de COVID-19?

Ainda é difícil prever onde novos surtos podem acontecer. A melhor forma de você se manter saudável é lavando regularmente as suas mãos, evitando contato com pessoas enfermas e permanecendo em casa se você estiver doente.
Se houver uma epidemia na sua cidade, provavelmente as escolas e os negócios que envolvem grande contato público irão fechar temporariamente. Se isso acontecer ou se alguém da sua família adoecer com o COVID-19, provavelmente você vai precisar ficar em casa por um certo tempo. Existem algumas providências que você pode tomar para se preparar para essa possibilidade. Por exemplo, você deve saber se existe a possibilidade de realizar o seu trabalho em casa (“home office”). Você deve criar um meio de contato com a sua família, vizinhos e outras pessoas do bairro ou cidade, com o objetivo de informar e ser informado sobre novas notícias com facilidade.
Se os órgãos oficiais solicitarem às pessoas que fiquem em casa, é importante que as instruções sejam seguidas da melhor forma que você puder. Mesmo que você não esteja no grupo de risco de evoluir com doença grave, você pode transmitir o vírus para outras pessoas, entre elas crianças, idosos e gestantes. Evitar o aglomerado de pessoas é uma das melhores formas de controlar a disseminação do vírus.

Se você ou alguém da sua família estiver ansioso sobre a COVID-19, lembre-se que a maioria das pessoas não desenvolve a doença grave ou morre dela. Tente não entrar em pânico, esteja bem preparado e siga as recomendações para diminuir o seu risco.

Fontes:

Site médico UptoDate: acesso em 13 de março de 2020

Coronavirus disease 2019 (COVID-19)

https://www.uptodate.com/contents/ coronavirus-disease-2019-covid-19

Patient education: Coronavirus disease 2019 (COVID-19) (The Basics)

https://www.uptodate.com/contents/ coronavirus-disease-2019-covid-19-the- basics?topicRef=126981&source=related_link

Site do ministério da saúde. Acesso em 13 de março de 2020

https://coronavirus.saude.gov.br

dramirnacalazan

Other posts

Leave a Reply